Acerca de mim

Escola Pública especializada no ensino de Língua Extrangeira (LE).

sábado, 20 de dezembro de 2008


– Comunidade escolar X comunidade local

Um dos maiores problemas que enfrenta o Plano Piloto com relação à disparidade Comunidade escolar X Comunidade Local é agravada no CIL 02. Isso porque, ao contrário de outras escolas em outras regionais, a comunidades local e escolar são praticamente as mesmas, sendo que aqui, no caso do CIL 02, a comunidade local, ou seja, moradores circunvizinhos à escola não participam e não fazem, efetivamente, parte da escola, nem informal nem formalmente, tendo em vista que os mesmos não são nem alunos, nem professores, nem servidores nem participantes do nosso contexto. Por outro lado, a nossa comunidade escolar, formada por alunos, professores e pais de diversas regiões, em sua maioria, distante da escola, não consegue participar ativamente do cotidiano da escola, dificultando e prejudicando a relação escola-comunidade.
Diante disso, se percebe um efeito cascata de problemas que culmina no gerenciamento escolar e, conseqüentemente, nas taxas de reprovação e principalmente de evasão.

A criação de políticas públicas que dêm as devidas condições, não só de acesso, mas também de permanencia, é uma luta de todos que, buscam no fazer pedagógico, formar cidadãos.
Atualmente o CIL 02 de Brasília atende a uma média de 2.700 alunos nos turnos matutino, vespertino e noturno. Tem em seu corpo docente professores especializados no ensino comunicativo de línguas. Apesar de ocuparmos um espaço adaptado, o mesmo é limpo e bem cuidado. Venham conhecer o CIL 02 e o trabalho desenvolvido aqui. Será um prazer recebê-los.

QUEM SOMOS?

Os Centros Interescolares de Línguas foram criados a partir de 1975 com o objetivo de oferecer um ensino de LEM efetivo e de qualidade aos alunos provenientes da rede oficial, já que “as Línguas Estrangeiras na escola regular passaram a pautar-se, quase sempre, apenas no estudo de formas gramaticais, na memorização de regras e na prioridade da língua escrita e, em geral, de forma descontextualizada e desvinculada da realidade” (PCN – Ensino Médio, 2002: 148).
O CIL O2 foi criado pela Resolução nº 6413, do Conselho Diretor da FEDF, em 20 de novembro de 1998. Esta decisão atendeu a um pedido encaminhado por alunos e professores participantes da experiência pedagógica do Setorial de Línguas do Centro de Ensino Médio Setor Leste.
O CIL 02 atende, atualmente, as seguintes escolas tributárias: Centro de Ensino Médio Setor Leste - CEMSL (7ª e 8ª séries), Escola Classe 405 Sul e CEF 05 de Brasília. Atende, ainda, aos alunos do CEMSL e CEAN que optaram por continuar seus estudos, garantindo-lhes a terminalidade do curso, aos alunos provenientes da rede pública de ensino e da comunidade, sendo estes últimos remanescentes, já que a estratégia de matrícula 2008 proíbe a matrícula de alunos e/ou turmas da comunidade.
Somos uma escola pública que busca oferecer ensino de qualidade de LE (inglês, francês, espanhol).